Somos apaixonados por casamentos. No México fomos passando de aldeia em aldeia, perguntando por casamentos falhávamos sempre por pouco. Sentimo-nos um bocadinho frustados.
Depois tivemos um dia maravilhoso com o Greg e a Mirelle, quando eles foram decidir tudo para o grande dia que será só em Novembro. Ainda vos falaremos mais sobre esta experiência aqui.
Ao longo do caminho fomos ouvindo pelas pessoas como são os casamentos aqui no México e quisemos partilhar com vocês. Muitas das tradições são mais antigas do que o tempo em que os espanhóis chegaram ao México.:
1 - Caminhar com ambos os pais até ao altar, é uma forma de reconhecer a ambos neste dia tão especial. E que ambos dêem as boas-vindas à nova família que se inicia.
2 - A tradição dos laços, usa-se há muitos anos. É uma tradicção noutros países mas nós não conheciamos. Os laços são colares que estão unidos um ao outro. Um colar para a noiva e um para o noivo para mostrar a toda à aldeia que são um casal. Antigamente eram feitos com tecido ou flores, mas hoje em dia já são feitos com outros materiais.
3 - Moedas, são 13 moedas que os padrinhos oferecem aos noivos. Podem ser de ouro, prata, ou qualquer outro material. É um momento em que ao segurar nelas os noivos agradecem por tudo o que tem e o que terão no futuro. É um momento especial de prosperidade.
4 - Depois algo também muito Português. Levar algo azul, algo velho, algo novo e algo emprestado.
5 - Muitos casamentos são celebrados ao Domingo por se acreditar que é o dia do Sol e que atrai felicidade ao casal.
6 - Os padrinhos são muito importantes no México. Eles são responsáveis por ajudar em todos os detalhes da cerimónia. Há o padrinho das mesas, o padrinho do bolo, e devem ajudar em tudo o que faça falta.
7 - Contaram-nos que em alguns sítios ainda se uso o baile das notas. Depois da primeira dança como casal os noivos continuam a dançar e as pessoas vão prendendo notas no vestido da noiva, ajudando assim na lua de mel.
8 - No sul do país, para o lado oeste é comum os Mariachis. Eles aparecem no fim do casamento para dizer que o mesmo já terminou.
9 - A comida que se oferece é variada, não há um prato preferido como seria o nosso bacalhau. É comum no dia seguinte a festa continuar para o “recalentado” mas na verdade é comida feita de novo.
10 - A dança do Morto. Começa a tocar a marcha fúnebre, e todos os homens vão para a pista, seguram o noivo no ar e começam a tirar-lhe toda a roupa possível, depois lançam-no ao ar várias vezes. Há quem considere uma tradição de mau gosto. Nós achamos muito divertido.