O ritmo acelerado e a natureza do fast-fashion tem um impacto grande nas alterações climáticas. Se o consumo de roupa se mantiver assim, a moda será responsável por 25% das alterações climáticas até 2050, não fazer nada não é uma opção.
5 formas de como a moda afeta as alterações climáticas e como podemos alterar isso:
- As fibras plásticas afetam a vida marinha - de acordo com o The Guardian, 85% do lixo feito por humanos encontrado no oceano vem da roupa. Tecidos como polyester são feitos de plástico e quando lavados enviam micro-fibras de plástico para o oceano. Devemos parar de consumir artigos em polyester.
- A moda tem uma pegada ecológica gigante - uma t-shirt deixa uma pegada de carbono de 6kg, 20 vezes mais o seu peso. É estimado que seja, precisos 1,074 biliões de KWh para a produção têxtil anual de 60 biliões de kg de tecidos. Muito disto advém das nossas roupas viajarem pelo mundo. Por isso privilegie marcas locais.
- Os pesticidas envenenam o planeta - a produção de algodão convencional é considerada uma das mais sujas. Cobre apenas 2,4% da terra mas usa 6% dos pesticidas e 16% dos inseticidas. Isto tem um efeito desastroso no planeta, ao penetrar no solo e contaminar a água. Escolha fibras sustentáveis como algodão orgânico.
- O lixo está a entupir a terra - a superprodução de moda é galopante, a H&M envia todos os anos milhões de dólares para o lixo de roupa por usar. Estamos tá,bem a comprar 400% mais de roupa do que há 20 anos. Para prevenir isto temos que comprar menos, melhor e usar mais a nossa roupa.
- O impacto da moda no ambiente vem da nossa casa - 75% vem de lavar a roupa. Por isso, lavar menos a nossa roupa significa reduzir o impacto, lavar com água mais fria também tem o seu impacto, já que 4 ou 5 máquinas de roupa em água fria representam um corte de 32,5kg em emissões de CO2 por mês.